sábado, 20 de julho de 2013

Aprenda a diferenciar os vários tipos de casacos.

Na hora de comprar um casaco novo, você pode chegar à loja querendo um trench coat, mas pedir para a vendedora um sobretudo. Ou então, querer um paletó, mas pedir ajuda com um blazer. Nessas horas, é importante saber diferenciar os vários modelos de casacos para acertar na compra do item desejado.

Além disso, os diferentes modelos podem ser a melhor escolha para determinadas ocasiões. "Para as situações mais esportivas, os casacos mais curtos e de tecidos como o náilon e o algodão mais grosso, por exemplo, são os mais indicados. Já para as situações mais sociais, os mais compridos, tipo trench coat e sobretudo de lã, são as opções que funcionam. A escolha de cada tipo deve ir de acordo com o estilo e o gosto pessoal. "A elegância tem a ver com o casaco adequado para determinada ocasião. O sobretudo pode ser um casaco extremamente elegante, mas se colocado com tênis e conjunto de moletom fica muito brega. Conheça cada modelo de casaco:

Blazer: é uma peça avulsa, com lapela da mesma cor - na maioria das vezes -, acinturado ou não, com dois botões e de diferentes comprimentos - abaixo do umbigo, ou até abaixo do bumbum. Ele pode ser usado com qualquer combinação, desde calça jeans até vestidos. Pode usar quando você quer parecer menos informal.

Paletó: faz conjunto com a calça do mesmo tecido e da mesma cor, formando o famoso terninho (mulheres) ou costume (homens). "Pode ser de 2, 3 ou 4 botões e deve ser usado em situações formais.

Perfecto: é um corte de jaqueta mais curto e acinturado. Na maioria das vezes aplicado às peças de couro. Deve ser usada por quem tem formato de corpo retilíneo e em situações mais informais.                                             Cardigã: é um casaco leve - de algodão ou lã -, com botões ou zíperes. Ele pode ser usado tanto em situações informais quanto formais. O que vai indicar são as cores e os detalhes dos botões, zíperes, listras e tipo de golas.

Bolero: é uma peça que termina logo abaixo dos seios. Pode-se dizer que é um spencer mais curtinho. Deve ser evitado por quem tem muito seio, está acima do peso e tem o quadril largo.

Suéter: é o cardigã sem zíper ou botões, geralmente mais largos e compridos. Por serem frescos, muitas mulheres optam por usar até mesmo no verão, combinados com shorts.

Pulôver: é muito parecido com o suéter, mas um pouco mais justo ao corpo. Ele pode ser usado por cima de camisas, com mangas e golas dobradas para o lado de fora.

Doudounes: são casacos de náilon acolchoados, longos ou curtos. São totalmente esportivos.

Manteau: é uma capa longa, como os trench coats e sobretudos, de lã fina. Na maioria das vezes tem o corte reto e não tem muitos detalhes.

Sobretudo: é um casaco comprido de corte reto e de lã grossa, o que deixa a peça mais pesada. Ele é responsável por cobrir toda a roupa.

Spencer: tem tanto o corte quanto o tecido semelhantes com os dos blazers, mas é mais moderno, terminando um pouco abaixo da linha da cintura.

Jaqueta: é um casaco nem curto nem longo, menos formal, com zíper ou botão e que pode ser de vários tecidos, como náilon, algodão, moletom e jeans.

Varsity jacket: é uma jaqueta com sinais e emblemas de faculdades e times esportivos, que cria o estilo college. Hoje ela pode ser combinada com calças até vestidos, saias e meia-calça.

Saharienne: o corte é quadrado, com detalhes de bolsos e cordões, que lembram os trajes usados na savana africana. Pode ser considerada uma versão feminina do uniforme dos soldados ingleses. O modelo ganhou destaque depois que YSL lançou sua versão, em 1968.                               Trench coat: é um modelo clássico de casaco 3/4, na altura dos joelhos. "O da marca Burberry é o mais famoso. Deve ser usado com peças mais sociais e formais. Se usado com vestidos, devem ser mais curtos do que a saia", disse.

Parca ou anoraque: é um casaco impermeável e tem capuz. A princípio era utilizado para praticar esportes, mas as pessoas adaptaram para ocasiões mais informais. Hoje usam com calças jeans, de veludo e outras peças informais.

Casaqueto: é um casaco curto, que pode ter corte reto ou acinturado. Dá para ser usado em ocasiões mais esportivas ou sociais, tudo depende do tecido. Um casaqueto famoso é o modelo Chanel, usado incialmente com os tailleurs.  Espero que gostem beijokass 

Nenhum comentário:

Postar um comentário